Blog com dicas em saúde, lazer e bem-estar do melhor hotel de Águas de Lindóia
Posts Recentes
Conhecida por suas águas termais e paisagens deslumbrantes, Águas de Lindóia atrai visitantes de todo Brasil. São cerca de 1 milhão todos os anos, em busca das suas águas, relaxamento e de diversão.
Com pouco mais de 19 mil habitantes, pacata, e lar de um clima ameno e familiar, é localizada na Serra da Mantiqueira, famosa pela sua produção de malhas e doces caseiros.
Além de ser dona do título de estância hidromineral, a cidade também é famosa pelos seus roteiros rurais e pelo seu expressivo potencial hoteleiro, lhe dando um potencial de grande crescimento.
Desde sua fundação no final do século XIX até os dias atuais, Águas de Lindóia tem uma história que remonta aos tempos dos povos indígenas, encantando quem deseja aprender um pouco mais sobre São Paulo e o Brasil.
Então vamos explorar um pouco mais sobre a história da cidade, as propriedades curativas das suas águas e o que a fez se tornar um destino para as famílias no Circuito das Águas.
O que você lerá a seguir
Tempo de leitura 5min
Apesar de sua fundação oficial datar de 1938, a história da cidade é muito mais antiga, remontando aos tempos dos indígenas caiapós, os primeiros a explorarem as águas termais da região.
Nessa época, bandeirantes e tropeiros já sabiam das propriedades curativas das águas termais da região, exploradas por indígenas caiapós, os primeiros habitantes da região.
Em agosto de 1728, Manoel de Castro, recebeu uma sesmaria (método da Coroa portuguesa para povoar território recém-conhecidos) no território denominado “Águas Quentes”, que abrangia os territórios dos atuais municípios de Lindóia e Águas de Lindóia.
Mas o momento mais importante, é na virada do século XIX, onde o padre Henrique Tozzi contou ao seu sobrinho médico sobre a cura de um eczema nas águas termais do local chamado “Águas Quentes”.
Francisco constatou que essas águas tinham poderes curativos e, impressionados com as águas, os irmãos começaram a estudar suas propriedades.
No mesmo ano, o Dr. Tozzi adquiriu o sítio em que estava as ”Águas Quentes”, ou seja, local onde as fontes estavam localizadas - e que hoje é conhecido como Balneário Municipal.
Sob ordens do médico, a propriedade começou a construção, das Termas de Lindóia com balneários e toda a infraestrutura necessária para os operários, dando origem ao que conhecemos hoje como Águas de Lindóia.
As águas da cidade chamaram atenção da Prêmio Nobel de Química de 1911, que realizava pesquisas na França sobre a radioatividade.
Marco na história da cidade, Marie Curie visitou a cidade a convite do Governo de São Paulo e do doutor italiano, para compartilhar conhecimentos científicos com médicos e cientistas locais, além de estudar as águas.
Analisando as águas das Termas de Lindóia, Marie atestou que a radiação da água atingia uma alta concentração de Rádon, elemento químico gasoso liberto de solos e rochas, rica em propriedades que aliviam dores musculares e estimulam a cicatrização.
O reconhecimento impulsionou ainda mais o desenvolvimento da cidade, atraindo visitantes em busca dos benefícios terapêuticos das águas.
A radioatividade natural da água é extremamente benéfica para o organismo, e Águas de Lindóia possui, comprovadamente, a água mineral de maior radioatividade em todo o planeta, ajudando com os anos a desenvolver uma enorme infraestrutura hoteleira.
Recentemente, Águas de Lindóia foi premiada como um dos Top Destinos Turísticos de 2023, na categoria Turismo de Negócios.
Esse prêmio reforça sua posição como um dos principais destinos termais do Brasil, um lugar onde o turismo de saúde e bem-estar se mistura com a tranquilidade de uma cidade do interior paulista, atraindo famílias e visitantes em busca de descanso, lazer e um contato mais próximo com a natureza.
Fique por dentro dos nossos últimos artigos publicados.